top of page
ADAUTO RIBEIRO REPÓRTER

ADAUTO RIBEIRO REPÓRTER COM AS INFORMAÇÕES DO BOLETIM 212 DA PREFEITURA DE ITABUNA


Mais de 450 pessoas se vacinaram contra Covid-19 no Shopping Jequitibá


Pessoas da Secretaria de Saúde comemora êxito da vacinação no Jequitibá - Foto Pedro Augusto (Ascom)


Na tarde do sábado passado, dia 6, aconteceu a vacinação contra o Covid-19, das 14 às 20 horas

no segundo piso do Shopping Jequitibá. O objetivo foi garantir mais acessibilidade à aplicação das vacinas à população que trabalha em horário comercial.


A vacinação foi direcionada para pessoas que estavam em atraso para a segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer. E também, a terceira dose aos idosos com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde que concluíram o ciclo vacinal no prazo de 6 meses.


Ao todo, foram aplicadas 466 doses, sendo 323 de segunda dose, 122 de terceira dose, e 21 pessoas conseguiram garantir a aplicação da primeira dose, mesmo tendo a ação sido destinada aos grupos para D2 e D3.


A jovem Maria Luísa Costa, 22 anos, compareceu na ação para se imunizar com a segunda dose e afirmou a acessibilidade em razão do horário especial. “Aqui, ficou bem melhor para o pessoal que trabalha no comércio e até mesmo para quem trabalha no shopping. O horário ficou ótimo, perfeito pra quem sai do trabalho, almoçou e veio pra cá”, sintetizou.


Jesuíno de Souza, 64 anos, também esteve presente para garantir sua terceira dose e aprovou a escolha do Shopping Jequitibá como local. “O atendimento está excelente, o horário está bom e o local adequado, pois, há muita circulação de pessoas, o que facilita bastante”, afirmou.


Já a enfermeira Maria D' Ajuda, 39 anos, destacou a importância de garantir o ciclo vacinal e pontuou o bom atendimento da equipe. “É muito bom contribuirmos com essa parte da prevenção em saúde. O horário está bom e também, o atendimento da equipe está ótimo”, pontuou.


A coordenadora da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, Camila Brito, afirmou que houve boa adesão da população no sábado e que a proposta é a de fazer mais vezes. “A intenção é fazermos que seja possível uma ação sempre aos sábados aqui no Shopping Jequitibá, onde tivemos sucesso. Ficou acessível para a população e para a equipe trabalhar de forma organizada”, finalizou.

 

SAC Móvel realiza atendimentos em Itabuna no período de 9 a 18 deste mês



Imagem/Divulgação: SAC móvel Itabuna


A carreta da Unidade Móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Móvel) instalada no estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores, na Avenida Mário Padre, no Bairro Góes Calmon, inicia nesta terça-feira, dia 9, a prestação de serviços para a população regional.


Na unidade, podem ser obtidas a emissão de Carteira de Identidade (RG), 1 ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais, além do atendimento da Ouvidoria - Geral do Estado para o registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços prestados pelo Governo do Estado.


A vinda pela segunda vez neste ano da Unidade Móvel do SAC à Itabuna foi comunicada ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb). De acordo com a coordenadora das Unidades Móveis do Serviço de Atendimento ao Cidadão, Cimária Silva, o SAC Móvel permanecerá na cidade com atendimento em 100% por demanda espontânea, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.


Cimária ressalta que, por conta da situação de pandemia ainda vigente, é necessário que pessoas que buscarem o atendimento no SAC Móvel redobrarem os cuidados preventivos. Para o funcionamento da Unidade Móvel, a Saeb adota medidas de segurança, a exemplo da disponibilização de dispenseres com álcool 70%; higienização das dependências e dos móveis da carreta; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

 

Secretaria de Saúde abre Semana da Vigilância Sanitária na terça em Itabuna


A Secretaria Municipal de Saúde confirma para amanhã, dia 9, às 9 horas, a abertura da “Semana da Vigilância Sanitária”, na Praça Olinto Leone, centro de Itabuna. O evento permanece até a quinta-feira e inclui uma exposição fotográfica e exibição de vídeo com o objetivo de mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pela unidade do Departamento de Vigilância em Saúde, que atua na promoção e proteção à saúde pública em Itabuna.


Dentre as ações executadas pelos profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa), estão a fiscalização em estabelecimentos comerciais a exemplo de açougues, supermercados, farmácias, hotéis, restaurantes, padarias, salão de beleza, feiras livres e o matadouro municipal. Atualmente, a Divisão conta com 36 fiscais que trabalham inclusive, aos sábados e domingos, inclusive na visita às clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia, etc.


Em esquema de plantão, a fiscalização se dá na inspeção e apreensão de produtos com datas de validade vencidas ou de uso impróprio para o consumo humano, bem como na orientação e conscientização sobre a importância de manter a higiene e a qualidade de alimentos, medicamentos e produtos diversos.


A coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária, Yeda Lomes, explicou que na rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como na prevenção de doenças evitáveis, os fiscais atuam com “Poder de Polícia”, seja na regulação dos produtos, ambientes, serviços e procedimentos que envolvam risco à saúde.


Yeda informa que existem outros tipos de irregularidades que não passam despercebidas no trabalho cotidiano dos fiscais. Como exemplo, citou a falta de higiene, más condições de armazenamento dos alimentos, manipulação indevida, produto sem rotulagem e identificação, ausência do alvará de funcionamento e outros documentos. “A estocagem inapropriada de alimentos e outros produtos também é alvo da mira de nossa equipe de fiscais”, completa.


“Antes de qualquer atitude punitiva por parte do Departamento de Vigilância Sanitária, os fiscais trabalham na orientação e educação sanitária para esclarecer a responsabilidade de quem coloca produtos variados para o consumo humano, prezando pela qualidade e segurança da população”, destaca a coordenadora da Divisão.


“Mas os fiscais podem autuar, aplicar multas e interditar estabelecimentos irregulares, caso haja reincidência na infração ou que não estejam de acordo com as normas estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde”, afirma a coordenadora. Segundo ela, a população pode cooperar com denúncias, inclusive fazendo a fiscalização de pontos de venda e de produtos alimentícios.

 

Secretaria de Saúde e Fasi discutem a melhoria do fluxo de atendimento no Hospital de Base de Itabuna


Uma maior otimização do fluxo de atendimento às urgências no município de Itabuna e região pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) foi tema de um encontro na manhã desta segunda-feira, dia 8, entre a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e a presidente Fernanda Ludgero, da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora da unidade hospitalar “portas abertas”.


“Portas abertas” ou de “Porta de Entrada” é termo utilizado para unidades que fazem atendimento de pacientes de diversos municípios. No encontro, participaram também a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, a coordenadora da Rede de Atenção à Urgência e Emergência de Itabuna, Rafaela Caldas, o coordenador do Pronto Socorro, Cledivaldo Leal, e a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HBLEM, Fabiana Souza.


A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, afirmou que é “importante que haja reuniões para discussão e elaboração de um planejamento de fluxo de atendimento no Hospital de Base, pois a demanda da unidade é muito grande. E, para que ocorra um atendimento digno a todos, a solução é a organização e orientação aos municípios, bem como à população de como se dá esse fluxo e quais são esses serviços de ‘porta de entrada’”, disse.


A presidente da Fasi, Fernanda Ludgero, explicou que “o Hospital de Base atende a mais de 120 municípios. Por isso, precisa estabelecer uma reorganização do fluxo de atendimentos para facilitar também o entendimento dos demais municípios que são assistidos pela unidade e garantir atendimento e qualidade do serviço para todos”, pontuou.

 

JOSÉ ADAUTO RIBEIRO DA CRUZ


Os conteúdos do comentários são de responsabilidade dos seus autores. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com a legislação e políticas de editoração do nosso site ou ainda que contenham palavras e frases ofensivas.


Um minuto, por favor...


Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.


Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de nossos blogs!

Comentários


bottom of page