top of page
ADAUTO RIBEIRO REPÓRTER

Cientistas fazem renúncia coletiva de medalha entregue por Bolsonaro

O gesto foi motivado pela exclusão de dois cientistas da lista de agraciados que haviam sido alvos de apoiadores do governo federal


Foto: Bolsonaro em Brasília/Medalha do Mérito Científico


Por Victoria Damasceno do Jornal de Brasília


Cientistas com condecorações da Ordem Nacional do Mérito Científico fizeram uma renúncia coletiva da medalha entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).


O gesto foi motivado pela exclusão de dois cientistas da lista de agraciados que haviam sido alvos de apoiadores do governo federal.

Mais de 20 cientistas assinaram a carta em apoio a Marcus Vinícius Guimarães Lacerda, pesquisador da Fiocruz, e Adele Schwartz Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia.


Nesta sexta-feira (5), em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, Bolsonaro anulou a admissão dos pesquisadores na classe de “comendador” por conhecimentos sobre ciências da saúde.


Continua depois da publicidade

“Enquanto cientistas, não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas”, diz o documento.


Antes disso, o epidemiologista Cesar Vitora já havia recusado o título de grão-cruz da ordem concedido pelo governo federal na última quarta-feira (3).


Segundo carta-aberta escrita pelo médico, mesmo que seja um grande “reconhecimento para qualquer cientista brasileiro”, o deixou dividido por ter sido feito por uma gestão que “não apenas ignora, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva”.



 

ADAUTO RIBEIRO REPÓRTER


Os comentários são de responsabilidade dos seus autores. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com a legislação e políticas de editoração do nosso site ou ainda que contenham palavras e frases ofensivas.


Um minuto, por favor...


Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.


Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de nossos blogs!

Comments


bottom of page