top of page
ADAUTO RIBEIRO REPÓRTER

Inconstitucional: Serviços médico-odontológicos públicos disponibilizados para determinada religião

A forma como este evento está sendo organizado, usando recursos públicos para atendimento prioritário de membros de uma determinada religião fere vários princípios constitucionais


Adauto Ribeiro Repórter, direto da Câmara de Itabuna


Os itabunenses [de determinada religião] serão presenteados nesta quinta-feira, dia 4, das 9 às 16 horas, no estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores, com os serviços de saúde e de beleza, disponibilizados pela Carreta Missionária Sorriso do Sertão. É um projeto da Convenção Batista Brasileira.


A Associação Batista Grapiunense (ABG) é a responsável pela iniciativa de trazer os serviços que serão disponibilizados por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itabuna via Secretaria Municipal de Saúde, além de profissionais de saúde de cidades vizinhas e membros de igrejas cristãs Batistas.


De acordo com o Pastor Paulo Henrique Nogueira, secretário-executivo da Associação Batista Grapiunense, ao todo serão realizados 190 atendimentos, sendo 70 com médico urologista, 30 com clínico geral e 90 atendimentos odontológicos visando à prevenção do câncer de boca.


Continua depois da publicidade


Também serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e cortes de cabelo. “Este era um sonho de nós Batistas: disponibilizar uma carreta com consultórios clínicos e odontológicos em reconhecimento às ofertas das igrejas dos 22 municípios de nossa região. Uma forma de devolver à sociedade um pouquinho daquilo que nós fazemos”, comentou pastor Paulo Henrique.


“Nossa carreta também é equipada para celebração de cultos. Assim, encerraremos nosso dia com um culto em agradecimento”, comentou o Pastor Paulo. Segundo ele, para o atendimento, pastores de várias igrejas Batistas da cidade distribuíram as senhas entre os membros da comunidade de fé. Mas, havendo senhas disponíveis, a comunidade em geral que comparecer será atendida”. A celebração de encerramento será às 17 horas.


Opinião


Não precisa ser jurista para entender de cara que esta atividade fere a vários princípios constitucionais porque vai atender prioritariamente membros de determinada religião em detrimento dos demais cidadãos.


Tudo estaria correto, não fosse o uso de recursos públicos para atendimento sectariasta e vez de universal.


 

Os conteúdos do comentários são de responsabilidade dos seus autores. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com a legislação e políticas de editoração do nosso site ou ainda que contenham palavras e frases ofensivas.


Um minuto, por favor...


Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.


Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de nossos blogs!

Comments


bottom of page