top of page

Sobre o projeto

Afinal, o que é uma cidade digital?

O guia das cidades digitais explica o conceito por meio de quatro tipos de experiência dos municípios com as novas tecnologias.

 

A primeira relaciona o termo Cidade Digital com projetos do governo ou da sociedade civil, que tem como objetivo criar uma identidade web, como portais de informações e comunidades de representação política.

 

A segunda experiência é a criação de infraestrutura, serviços e acesso gratuito de novas tecnologias em áreas urbanas, como o wi-fi gratuito que falamos no início do texto, por exemplo.

 

Já o terceiro tipo de experiência está ligado às modelagens de Sistemas de Informação Espacial, que simulam ambientes urbanos e ajudam no planejamento das cidades.

 

Por fim, o quarto tipo, diz respeito a projetos que não representam um local real e sim comunidades virtuais, como fóruns e chats, que visam a organização do acesso e disseminação de informações.

 

 

Experiência Brasileira

O Brasil tem acompanhado a tendência mundial de investimento em projetos de criação e manutenção das cidades digitais. A prova disso é que o mapa desses programas em Santa Catarina triplicou nos últimos 2 anos.

O projeto Cidades Digitais foi planejado para modernizar a gestão e ampliar o acesso ao serviço público, bem como promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros através da tecnologia. Com o objetivo de dar acesso às informações públicas e para que todos possam utilizar estes dados, em cumprimento ao Plano de Dados Abertos do MCTIC, disponibilizamos aqui informações relevantes sobre o andamento deste programa. Dados como quantidade de pontos atendidos no município, população, status da implantação de cada cidade contemplada, valor total previsto para a implantação e quanto foi investido até o momento, podem ser encontrados no arquivo disponível para download. Formato: csv. Periodicidade de atualização: Mensal. Responsável Setorial: Secretaria de Inclusão Digital. Acesse aqui.

Como funciona uma cidade digital?

Uma cidade digital necessita de três premissas básicas para funcionar

 

A infraestrutura, a comunicação e um conceito dinâmico

 

A primeira é essencial para que o fluxo de dados seja corretamento dimensionado e também deve prever o aumento desse fluxo. O modelo de cidade digital orientada pela Telebrás e pelo Ministério das Comunicações (MC) deve ter uma infraestrutura que permita o acesso de conteúdo fácil e amigável, além de criar condições para produção e atualização de conteúdos digitais e inclusão de novos serviços.

Já a comunicação entre o governo, as instituições e a sociedade deve ser mantida durante toda a vida útil do projeto. Não basta apenas criar infraestrutura para democratizar o acesso à comunicação por meio das novas tecnologias. É necessário também dialogar com a sociedade para que a gestão entenda suas reais necessidades, atue com o foco do cliente e crise formas de inclusão social efetivas.

Além disso, cada município tem suas particularidades e, portanto, não há como criar uma fórmula que funcione para todas as cidades digitais. O conceito precisa ser dinâmico e cada cidade digital deve utilizar a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a gestão dos serviços públicos e simplificar a vida dos cidadãos.

O portal e-Gestão Pública abordará alguns temas que serão discutidos no 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais. Se você quiser saber um pouco mais sobre as especificidades de uma cidade digital, acompanhe nossas redes sociais.

Fontes:

 

1 - Adaptação do texto de Louise De Nittis, analista de Marketing Digital do site E-Gestão Pública. Link: https://www.e-gestaopublica.com.br/cidade-digital.

2 - Adaptação do texto de André Lemos (alemos@ufba.br) é professor associado da Facom/UFBa, coordenador do Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC/Facom-UFBA, credenciado pelo CNPq), consultor da Fapesp, CNPq e CAPES. Mais informação em http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos - Nota: uma versão desse texto foi publicado como Verbete do "Critical Dictionary of Globalisations", disponível no site do Groupe d'Etudes et de Recherches sur les Mondalisations, in www.mondialisations.org, 2006.

3 - Ministério das Comunicações - Lista de Cidades Atendidas. Link: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/indicadores/detalhe/Cidades-Digitais-Lista-de-Cidades-Atendidas.html?searchRef=cidades%20digitais&tipoBusca=expressaoExata#

PracaRioCachoeiraItabuna_by_Rodrigo_Leit
bottom of page